sexta-feira, 13 de julho de 2012

Estudos I - senhora.

"Jagunçada, vai ter guerra! A gente tomous as roças, os cavalos de dois doutor, que arreglaram medo e foram bater nos costados do coronel. Eu também não queria mexer com o homem, mas ele temalgo queeu quero. E o que eu quero, eupego para mim. O que eu quero é meu. E tem outra coisa, mas isso eu não vou tomar não, eu vou pedir. Porque eu sou educada. Posso ser filha de puta, mas fui bem criada, e não sou de fazer desfeita. O que eu quero pedir é isso: a valentia de vocês. Nós fomos de rapina, todos juntos, em coisa grande e coisa pequena. Era da necessidade do sustento e todos aqui já sabem disso. Depois construímos casa, poço e muro. Todo mundo aqui,e inté eu, tem mais risco de lanhada de mato, que de cicatriz de faca. A gente, nós aqui, nunca foi vagabundo, se roubamo, se matemo, foi porque era nós ou eles. Cada um conquistou o direito de sossego. Eu não. Eu tenho assunto. Eu vou resolver. Vou carregar o bacamarte, a pistola, pegar a faca, o facão. Eu cortar tira de carne daquele homem, e adubar a terra com seu sangue ruim. Porque nós vai ter guerra meus cabras. E eu vou ganhar. E eu queria a ajuda de vocês. Não quero obrigá não. Porque algumas pessoas que eu tô vendo hoje, podem não voltar. Quem voltar, vai voltar mais rico, e mais sinhor de si, e mais orgulho de ser homem. Vocês tem três horas para decidir. Quem for ficar, não vai ser desmerecido por ninguém, já tô avisando que não quero disso aqui. Mas também, não vai ter história boa para contar pros filhos que já tão vindo por aí, parabéns Alcide, que o seu seja o primeiro de muito. Outra coisa, essa vai ser a última rapinage que vai acontecer, eu e os valente, vamo voltar com os bolso cheio de ouro, e montar cada um a sua roça, depois de tempo, é capaz de quem ficar, ter que trabalhar nas terra dos outro, chamar de patrão que hoje é seu companheiro de pinga. Mas isso é questão de gosto. Eu que não nasci para ser criado de ninguém. Agora vão. Na madrugada, só vou contar os cavalos arriado e tomar precisão de quantos cartucho precisemo. Quando voltar, serei dona de mais coisa que se imagina, eu e os meus que forem comigo. Quem for ficar, já disse, tua cabeça é teu guia. Deus nosso senhor guarde vocês. Mas se alguém não entendeu ainda, falo de novo: quem for ficar é para ficar de paz, se for para ficar de medroso, está no meio de gente errada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário