terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

As pessoas e as coisas não valem nada. A gente que agrega valores para as coisas. E para as pessoas. É tudo uma... Como vou te explicar? Imagina um diamante. No meio de uma tribo de macacos, ele não vale nada, certo? No meio de uma montanha de diamantes, vale pouco. E na sua mão? Vai valer o tanto que sua relação com o mundo, e a relação do mundo com o diamante, e a relação do diamante com você – ele pode não ser seu, certo? Eu só disse que ele estava na sua mão – definirem. Não sei o preço exato de um diamante, mas sei que se ele estivesse comigo e fosse meu, iria valer mais para mim, do que ele estivesse com você e fosse seu. Porque eu e você não temos relação que envolva diamantes. Deu para entender? Ok... Imagina um livro. Um livro bom. E que você ganhou de presente. Ele possui quatro valores: O valor material, ou seja a utilidade que ele pode ter, não envolvendo o que ele é. Ele pode servir para apoiar uma mesa, para fazer uma fogueira, ou até para reciclar. Serve para tudo isso, mas não precisa ser um livro propriamente dito. Ele também possui o valor financeiro, afinal você sempre poderá vendê-lo. Existe o valor intelectual, afinal você sempre poderá consultá-lo. E existe o valor sentimental, porque ele irá te remeter sempre a uma pessoa, ou a um momento especial em sua vida. Concorda até aí? Ok.
Agora olha só essa foto. Valor material nenhum. É só um pedaço de papel colorido. Valor financeiro: zero. Ninguém compra uma foto com um casal de namorados. Valor intelectual...bem, a prova de que um dia amei, muito, de verdade... não acredito que vá deixar ninguém mais inteligente. E o valor sentimental... digamos que todo este sentimento que tinha aqui, registrado e representado... digamos que... que eu consumi ele todo. Já usei, gastei todo o amor que esta foto tinha, agora é só um pedaço de papel. Por isso vai pro lixo.

2 comentários:

  1. Mas Ronaldo e o Alzheimer? Ainda bem que ele existe...

    ResponderExcluir
  2. fique tranquilo. tem uma mesa cambota lá em casa que precisa daquele livro...rsrsr gostei desse. vou escrever pra você. bjO!

    ResponderExcluir